A arquiteta francesa Anne Démians foi selecionada como vencedora do concurso para a renovação e expansão da ESPCI Paris Tech, localizada em uma edificação de 120 anos. O concurso, que busca converter a universidade em um centro de pesquisa de ponta, recebeu propostas de arquitetos como Rem Koolhaas e Renzo Piano.
Saiba mais a seguir sobre a proposta de 176 milhões de euros.
Localizada em uma região de Paris conhecida por ter vários equipamentos de pesquisa e tecnologia, a renovação da ESPCI busca reforçar sua proeminente posição no campus. Para alcançar esse objetivo, Démians manteve contato próximo com o Diretor Honorário de Ciências da ESPCI, Jacques Lewiner, ao longo do processo de projeto.
A atual organização da universidade tem capacidade para 560 estudantes e consiste em 17 laboratórios, nove dos quais associados a outros equipamentos e trabalhando através de uma política colaborativa. Devido à idade da prestigiada escola, medidas de segurança e manutenção são preocupações fundamentais no projeto, além da reorganização dos equipamentos de pesquisa. Para lidar com esse problema, a proposta de Démians consiste em uma série de laboratórios modulares e espaços de estudo flexíveis que atendem às necessidades e demandas da escola.
O projeto propõe também 38 mil metros quadrados de novos espaços que serão somados à área da atual escola. Estes novos espaços serão, em grande parte, dedicados a laboratórios adaptáveis, espaços de ensino e áreas coletivas.
Arquitetos
Arquiteta executiva
Anne DémiansÁrea
38.000m²Ano do projeto
2015Fotografias
AAD